quinta-feira, 14 de julho de 2016


A 23ª Tecnarte

 

De repente compreendi que a propaganda é a 23ª tecnarte.

TIRADO DE ‘AS 22 FACES DA EMPRESA’ (todos as pessoambientes têm, mas só algumas podem pagar, raramente indivíduos – por exemplo, os artistas da moda – e famílias a consultam)

1.                   AUDIÇÃO DA EMPRESA: música (ambiente), discursos, etc.;
2.                  VISÃO DA EMPRESA: fotografias (nas paredes), da pintura, do desenho, da moda, da dança, da poesia, da prosa, etc.;
3.                  OLFATO DA EMPRESA: perfumaria (cheirinho gostoso nos corredores e nos banheiros), etc.;
4.                  PALADAR DA EMPRESA: comidas (sabe os canapés para as visitas?), das bebidas, das pastas, dos temperos, etc.;
5.                  TATO DA EMPRESA: cinema (pendrive com vários filmes como brinde de fim de ano), do teatro, da arquiengenharia, da tapeçaria, do urbanismo, do paisagismo/jardinagem, da esculturação, da decoração, etc.

Em tese há muito trabalho para eles, porque seriam 23 (T/A) vezes oito pessoambientes. Sem o MP Modelo Pirâmide, não chegaram a ver a amplidão, aqui a apresento em parte, pois é ainda mais que isso.

DAS P/A (idem, modificado)

PROPAGANDA DOS AMBIENTES.
Propaganda do mundo (para realizar a globalização não contrataram propagandistas).
Propaganda das nações (A Grã-Bretanha é mestre em falar de si elogiosamente).
Propaganda dos estados (pela constituição, não podendo mais expor o nome dos governantes executivos, colocam a obra).
Propaganda das cidades-municípios.
PROPAGANDA DAS PESSOAS.
Propaganda empresa.
Propaganda do grupo.
Propaganda da família.
Propaganda dos indivíduos.

TAMBÉM PODE SER FEITA DOS CONHECIMENTOS (são altos e baixos em razão, pensamento metódico; se víssemos em termos de emoção seria o contrário-complementar). Tudo começa por cada conhecimento baixo, quer dizer, pela emoção, suposta irracionalidade.

PROPAGANDA DO CONHECIMENTO BAIXO.
PROPAGANDA DO CONHECIMENTO ALTO.
Propaganda da Arte.
Propaganda da Magia.
Propaganda da Religião.
Propaganda da Teologia.
Propaganda da Filosofia.
Propaganda da Ideologia (é chamada de marketing político, mercado das imagens deles).
Propaganda da Técnica.
Propaganda da Ciência.
Matemática (não há propaganda dela porque não se pode falsifica-la).

Onde encaixá-la?

É uma T/A inteiriça, dos cinco sentidos, porisso (embora não pareça) vou coloca-la em T/A DO TATO, ainda que os propagandistas não atinem estar nas possibilidades estimular os cinco sentidos (usam em geral a imagem do candidato e sons, são bem fraquinhos).

A propaganda (inclusive embrulhos – o nome já diz muito, do verbo embrulhar, no Brasil enganar; envelopes, pouco desenhados para isso; o exterior dos objetos, como máquinas de lavar e de secar, de lavar louças, telefones, tudo) é POR EXCELÊNCIA (porque todas são) a T/A das mentiras na qual pegam o real e se fala dele por aproximação, deixando a pessoa preencher as faltas com sua imaginação, traindo-se no processo para liberar ao propagandista e seus contratadores os recursos daquele.

Como não poderia deixar de ser, todas as T/A são psicologias, em particular a propaganda.

O QUE FAZ DA PROPAGANDA PSICOLÓGICA INSTRUMENTO FUNDAMENTAL (aqui a psicologia econômica: claro, você vai se divertir procurando os casos e, posso dizer, vai se surpreender e assustar)

1.       Agropecuária-extrativismo:

As propagandas muito espertas do Hortifrúti (é capixaba). São inúmeras, pegue todas.
http://plugcitarios.com/wp-content/uploads/2013/03/Hortifruti-04.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk3TKrMh87LLPbsdpqZy7m1De14P5JFICquLSTDhpYsZ20DuZGCUeVSEAp3ccNhqGKWoGBdArO3mUZg1S8CV3gVQ2E4maTrxOiV3swfD8E7aEj4vDmiIEgIGc-ok2ByWBHtmIcG6ZtMcc/s1600/hortifruti-05.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnf5aMwtj-ZuuLTLLgyfrTicmfF5iyoIy7E3aWv9WwVhxz5WUhGWPQPwAmcUaOjUDX23wG1m1wmNdRqpy7tNiNqSJoum0JrUskbkzfzu2eljzgkSmmUxDIx8z2zvOmtnP6sLfQfQWVbBw/s1600/hortifruti-14.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZewUJkMV2ZBGSXeqBzjtM8r5J67LVD25HISNSKNSUWUs6AeoTet2UVCjiH0_yfoVZu6viosMHqqxUAIMGcNmmodlT7Oc3ZV-mvn6Nb2DM-182KEhdZ4a230difvvlZFzwB0v-V2qKSWM/s1600/hortifruti-01.jpg

2.       Indústrias;

3.      Comércio;

4.      Serviços;

5.      Bancos.

Valorizam as mercadorias (inclusive pessoambientes-mercadorias) e consequentemente desvalorizam seu dinheiro e seu esforço. Porém, algumas são muito criativas e é verdadeiro prazer notar essa fecundidade até exorbitante.

Evidentemente, é exatamente por os propagandistas serem criativos (eles não gostam desse nome, deixam-no aos propagandistas de remédios: dizem anúncios e não propaganda, e agências de publicidade ou escritórios de criação; Goebbels era um propagandista, um marqueteiro de mão-cheia) que são contratados, conhecem as técnicas e as artes de iludir.

Em resumo, é mais uma área da psicologia pouco estudada.

Vitória, quinta-feira, 14 de julho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário