A
23ª Tecnarte
De repente compreendi que a propaganda é a
23ª tecnarte.
TIRADO DE ‘AS 22
FACES DA EMPRESA’
(todos as pessoambientes têm, mas só algumas podem pagar, raramente indivíduos –
por exemplo, os artistas da moda – e famílias a consultam)
1.
AUDIÇÃO DA EMPRESA: música (ambiente), discursos,
etc.;
2.
VISÃO DA EMPRESA: fotografias (nas paredes), da
pintura, do desenho, da moda, da dança, da poesia, da prosa, etc.;
3.
OLFATO DA EMPRESA: perfumaria (cheirinho gostoso nos
corredores e nos banheiros), etc.;
4.
PALADAR DA EMPRESA: comidas (sabe os canapés para as
visitas?), das bebidas, das pastas, dos temperos, etc.;
5.
TATO DA EMPRESA: cinema (pendrive com vários filmes
como brinde de fim de ano), do teatro, da arquiengenharia, da tapeçaria, do
urbanismo, do paisagismo/jardinagem, da esculturação, da decoração, etc.
|
Em tese há muito trabalho para eles, porque
seriam 23 (T/A) vezes oito pessoambientes. Sem o MP Modelo Pirâmide, não chegaram a ver a amplidão, aqui a apresento
em parte, pois é ainda mais que isso.
DAS P/A (idem, modificado)
PROPAGANDA DOS
AMBIENTES.
|
Propaganda do mundo (para realizar a
globalização não contrataram propagandistas).
|
Propaganda das nações (A Grã-Bretanha é
mestre em falar de si elogiosamente).
|
|
Propaganda dos estados (pela constituição,
não podendo mais expor o nome dos governantes executivos, colocam a obra).
|
|
Propaganda das cidades-municípios.
|
|
PROPAGANDA DAS
PESSOAS.
|
Propaganda empresa.
|
Propaganda do grupo.
|
|
Propaganda da família.
|
|
Propaganda dos indivíduos.
|
TAMBÉM PODE SER FEITA
DOS CONHECIMENTOS
(são altos e baixos em razão, pensamento metódico; se víssemos em termos de
emoção seria o contrário-complementar). Tudo começa por cada conhecimento
baixo, quer dizer, pela emoção, suposta irracionalidade.
PROPAGANDA DO
CONHECIMENTO BAIXO.
|
PROPAGANDA DO
CONHECIMENTO ALTO.
|
Propaganda da Arte.
|
Propaganda da Magia.
|
Propaganda da Religião.
|
Propaganda da Teologia.
|
Propaganda da Filosofia.
|
Propaganda da Ideologia (é chamada de marketing
político, mercado das imagens deles).
|
Propaganda da Técnica.
|
Propaganda da Ciência.
|
Matemática (não há propaganda dela porque
não se pode falsifica-la).
|
Onde encaixá-la?
É uma T/A inteiriça, dos cinco sentidos, porisso
(embora não pareça) vou coloca-la em T/A DO TATO, ainda que os propagandistas
não atinem estar nas possibilidades estimular os cinco sentidos (usam em geral
a imagem do candidato e sons, são bem fraquinhos).
A propaganda (inclusive embrulhos – o nome já
diz muito, do verbo embrulhar, no Brasil enganar; envelopes, pouco desenhados
para isso; o exterior dos objetos, como máquinas de lavar e de secar, de lavar
louças, telefones, tudo) é POR EXCELÊNCIA (porque todas são) a T/A das mentiras
na qual pegam o real e se fala dele por aproximação, deixando a pessoa
preencher as faltas com sua imaginação, traindo-se no processo para liberar ao
propagandista e seus contratadores os recursos daquele.
Como não poderia deixar de ser, todas as T/A
são psicologias, em particular a propaganda.
O QUE FAZ DA PROPAGANDA
PSICOLÓGICA INSTRUMENTO FUNDAMENTAL (aqui a psicologia econômica: claro, você
vai se divertir procurando os casos e, posso dizer, vai se surpreender e
assustar)
1. Agropecuária-extrativismo:
As propagandas muito espertas do Hortifrúti
(é capixaba). São inúmeras, pegue todas.
|
|
2. Indústrias;
3. Comércio;
4. Serviços;
5. Bancos.
Valorizam as mercadorias (inclusive pessoambientes-mercadorias)
e consequentemente desvalorizam seu dinheiro e seu esforço. Porém, algumas são
muito criativas e é verdadeiro prazer notar essa fecundidade até exorbitante.
Evidentemente, é exatamente por os
propagandistas serem criativos (eles não gostam desse nome, deixam-no aos
propagandistas de remédios: dizem anúncios e não propaganda, e agências de publicidade
ou escritórios de criação; Goebbels era um propagandista, um marqueteiro de
mão-cheia) que são contratados, conhecem as técnicas e as artes de iludir.
Em resumo, é mais uma área da psicologia
pouco estudada.
Vitória, quinta-feira, 14 de julho de 2016.
GAVA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário