sexta-feira, 1 de julho de 2016


Perigoportunidade: Estamos em Crise Permanente

 

Veja o livro de Stephen Jay Gould, Seta do Tempo Ciclo do Tempo (Mito e metáfora na descoberta do tempo geológico), São Paulo, Companhia das Letras, 1991 (sobre original de 1987), que li outrora até a página 120, outra coisa chamando atenção – estou relendo. Americano, viveu de 1941 a 2002, 61 anos entre datas, uma pena que morreu.

Já comentei os livros dele várias vezes, este e outros.

EQUILÍBRIO PONTUADO

Equilíbrio pontuado
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Equilíbrio pontuado, embaixo, consiste de predominância de estabilidade morfológica com explosões raras de mudança evolutiva.
Equilíbrio pontuado é uma teoria evolutiva proposta pelos paleontólogos norte-americanos Niles Eldredge e Stephen Jay Gould em 1972, que propõe que a maior parte das populações de organismos de reprodução sexuada experimentam pouca mudança ao longo do tempo geológico e, quando mudanças evolutivas no fenótipo ocorrem, elas se dão de forma rara e localizada em eventos rápidos de especiação denominados cladogênese.
O equilíbrio pontuado é frequentemente contrastado com a teoria do gradualismo, a qual afirma que a evolução ocorre de maneira uniforme, por mudança contínua e gradual de linhagens inteiras (anagênese). Segundo essa visão, a evolução é vista como um processo suave e contínuo.
O trabalho de Eldredge e Gould baseava-se na teoria de especiação alopátrica proposta por Ernst Mayr, nas teorias de homeostase genética e do desenvolvimento de I. Michael Lerner, assim como na pesquisa empírica dos autores. Eldredge e Gould propuseram que o nível de gradualismo considerado por Charles Darwin era praticamente inexistente no registro fóssil, e que a estabilidade dominava a história da maioria das espécies fósseis.

Usei-o para unir uniformitarismo (a superafirmação da uniformidade) de Charles Lyell (britânico, 1797-1875, 78 anos entre datas, reflexo de sua nação, viveu na fase de prosperidade) e outros, com o catastrofismo (mil anos de antecedência de 1800 para trás, superafirmação da catástrofe) de Charles Cuvier (francês, 1769-1832, 63 anos entre datas, viveu no período revolucionário, espelho de seu país) e outros em catástrofe-uniformidade. Eram super-heróis, cada um queria fazer valer seu ponto de vista de super-homem.

CATRASTROFUNIFORMIDADE

Uniformidade.
CF.
 
Catastrófico.
Gradualidade, passos,
evolução.
Combinação de fatores.
Inesperada revolução, salto.
Equilíbrio.
Equilíbrio-Desequilíbrio pontuado (como visto por mim).
Desequilíbrio.
Ordem.
Progressordem.
Progresso.
Lentamente.
Rápidalentamente.
Rapidamente.
Oportundiades.
Crises = perigoportunidades.
Perigo.
Ajuntamento lento, assoreamento da barragem, enchimento...
 
... até que a barragem, que foi projetada pela Natureza para certo ponto de resistência, rompe e derrama todo o amontoado, como na Vale-Samarco.
Acumula aos pouquinhos...
 
... e solta de uma vez só, como pum.
CICLO DO TEMPO.
TC DO TEMPO.
SETA DO TEMPO.
GREGOS-ARIANOS.
CRISTÃOS.
JUDEUS-SEMITAS.
INGLESES.
FRANCESES.

Claro, Darwin adotou o gradualismo PORQUE era do que a Inglaterra precisava, acúmulo lento, paz capitalista-burguesa, e de quietude de vaquinhas dos explorados.

Vitória, sexta-feira, 01 de julho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário