quinta-feira, 16 de junho de 2016


A Porta Laica

 

Jesus falou da porta estreita.

CONSELHO ABSOLUTO (vindo dele)

Bíblia Português
Contexto
Mateus 7
13Entrai pela porta estreita, pois larga é a porta e amplo o caminho que levam à perdição, e muitos são os que entram por esse caminho. 14Porque estreita é a porta e difícil o caminho que conduzem à vida, apenas uns poucos encontram esse caminho! Pelo fruto se conhece a árvore.
Referência Cruzada
Isaías 35:8
Ali haverá uma estrada, um caminho que será conhecido por Caminho de Santidade. Os impuros não passarão por ele; servirá tão somente aos que são do Caminho; os ímpios e insensatos escolherão não seguir por ele.

Mateus 7:14
Porque estreita é a porta e difícil o caminho que conduzem à vida, apenas uns poucos encontram esse caminho! Pelo fruto se conhece a árvore.

Lucas 13:24
E Ele lhes exortou: “Esforçai-vos por adentrar pela porta estreita, pois Eu vos asseguro que muitas pessoas procurarão entrar e não conseguirão.

O caminho largo que conduz à abertura e porta larga por onde se passa conduzem sempre ao desastre, ao passo que o caminho estreito e a porta estreita preparam o corpo e o espírito para os perigos que as oportunidades oferecem, havendo sempre equilíbrio nas crises vindouras.

OLHEMOS AS SITUAÇÕES REAIS (as pessoas podem fazer levantamentos muito mais extensos e apurados que os meus, que são de lembrança e não de busca metódica, pois há outros assuntos a abordar)

EMPRESAS SEM AUDITORIA AUSTERA, BEM PRÓXIMA.
Descambam para a ruína pelo roubo de objetos e ativos financeiros, por todo tipo de trapaça de cima e de baixo, para os salários altos e desmedidos.
FILHOS MIMADOS.
Quanto mais se dá de mão beijada, sem oferecer trabalho, mais eles e elas capitulam aos pecados e à volúpia, à libertinagem.
GOVERNOS NÃO-VIGIADOS.
A confiança atribuída aos juízes do Judiciário, aos governantes do Executivo, aos políticos do Legislativo leva aos gastos santuários, à malversação dos fundos, aos descalabros.
PETRÓLEO.
Aqueles que recebem da Natureza dotações extraordinárias e não possuem base industrial de onde fazer deslanchar a sócioeconomia sempre mergulham no caos, é questão de tempo – eles param de pensar e de se esforçar.
VIAGENS DE DESCOBRIMENTO.
Na primeira, em que foi só com três caravelas ridículas, Colombo voltou vitorioso por ter descoberto um “novo mundo”, novo continente; na segunda, muito aparelhado, voltou preso.

Naturalmente os exemplos são muitíssimos, poderiam encher livros inteiros, enciclopédias se fosse acompanhado todo o tempo geo-histórico. Aliás, é um bom tema.

Na Rede Cognata laica = LARGA.

E aí vem o Estado laico, que todo mundo pensou que seria uma coisa excelente, excepcionalmente significativa, libertadora até, porque permitiria a todos e cada um apelar para sua natureza e seguir seus instintos em liberdade.

Acontece que a coletividade (AMBIENTES: cidade-municípios, estado, nação, mundo) é, repare, coletiva, não é individual (PESSOAS: indivíduos, famílias, grupos, empresa), embora se deva respeitar ao máximo o indivíduo, ele está na base de tudo; a coletividade é a soma de quereres divergentes, a licenciosidade leva às ofensas.

Frouxidão no lidar leva ao excesso de liberdades, o liberalismo, a superafirmação das escolhas, à intemperança.

Como já sugeri e até frisei, sou pela deslaicização do Estado geral.

Firmeza de propósitos, temperança, dignidade.

Cristo anunciou com 2,0 mil anos de antecedência.

Vitória, quinta-feira, 16 de junho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário