quarta-feira, 22 de junho de 2016


A Psicologia da Geo-História

 

A instrumentabilidade da lembrança.

SEGUINDO A MARCHA DOS INSTRUMENTOS DE MEMORIZAÇÃO (ato permanente de lembrar) – desde 12 mil anos nos começos de Jericó: pelo tempo de entrada, a pesquisar e apurar.

TEMPO
ITEM
Antes de 12 mil anos e até 5,5 mil anos.
Antes de tudo, o cérebro humano, cuja preparação demorou 3,8 bilhões de anos, depois pinturas em cavernas, objetos, ideogramas, gesticulações, o resto todo (a lista será grande).
5,5 mil anos na Suméria e no
Egito.
Duas escritas, a da Suméria foi para a China [veja os oito artigos do grupo Sinais de um Projeto (dos cuneiformes aos ideogramas) ] e a do Egito veio dar no Ocidente.
Letramento popular.
Invenção dos tipos móveis na China, uso prático na Alemanha.
Fotografia.
Wikipédia
Fotografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fotografia (do grego φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"[1] ), por definição,[2] é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível.[3] A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.
Gravador.
Wikipédia.
Criado pelo engenheiro dinamarquês Valdemar Poulsen ao construir o primeiro gravador em 1898, que registrava o som em um fio. Progressos subsequentes incluíram a fita plástica em 1935, a gravação estereofônica em 1958, considerado na época um grande avanço, pois podia ouvir em duas caixas de som a gravação, e os sistemas Dolby de redução do ruído superficial das fitas cassete em 1966.
Computador e adjacências.
Oficina da Net.
A primeira ideia de computador eletromecânico é de um alemão, Konrad Zuse, que em 1936 tentou vender a ideia ao governo, sendo prontamente descartado, já que, para eles, não tinha utilidade para a guerra e, portanto, não tinha utilidade alguma para o momento. Detalhe: os 4 primeiros modelos (z1, z2, z3 e z4) foram destruídos em bombardeios causados pela segunda guerra mundial.
Post completo em: https://www.oficinadanet.com.br/post/13710-como-foi-inventado-o-computador
O conteúdo do Oficina da Net é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o CONTEÚDO ORIGINAL e não faça uso comercial de nossa produção.

Seria levantamento completo dos mecanismos e processos, os programáquinas de gravação para memória.

Como já vimos lá para trás, só Deus não mente, é completamente fiel e verdadeiro – o resto todo mente, alguns desbragada-mentem. Os historiadores e os geógrafos mentem, os geo-historiadores também, queiram ou não, sejam “isentos” ou não, neste caso compromissados em mentir.

ENTÃO, a GH é uma parte da psicologia da mentira e usa os instrumentos e a instrumentabilidade, a possibilidade de instrumentalizar, para mentir, para impor versões mais ou menos distorcidas do espaçotempo psicológico, tal como o percebemos. ASSIM, perguntar por psicologia GH é perguntar pela fiabilidade mentirosa dos instrumentos, quanto eles (inclusive as bibliotecas e as bibliotecárias, mesmo que não percebam) foram instruídos a mentir, a falsear com a verdade (às vezes nem se dão conta, jurariam de pés juntos dizer a verdade e só a verdade, quer dizer, a verdade ao alcance).

Vitória, quarta-feira, 22 de junho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário