domingo, 5 de junho de 2016


Trânsito Desimpedido

 

Quando tinha ou menos ou 20 ou mais, em torno de 1974 comecei a pensar na questão dupla do encurtamento da régua e na dilatação do tempo relativista e cheguei à conclusão, com o passar dos anos, que nada disso existia (embora as equações mostrem, elas dizem respeito a COMO VEMOS o universo, porque no Horizonte de Simultaneidades HS ou Horizonte de Planck HP, a partícula fundamental não pode encolher ou dilatar – isso seria assustador).

Como não sabia como dizer, pensei que havia COMO QUE uma pressão que ia se acumulando, uma força de   maior quanto mais a massa ia aparentemente se acumulando como a dilatação ilusória do tempo (que, eu dizia para mim, era UM BATER MAIS LENTO do coração da coisa, por exemplo, uma nave; não é que o gêmeo viajante ficasse mais novo, o coração de todas as suas partículas batia mais lentamente do que o gêmeo que ficava).

Eu não tinha palavras para explicar e dizia assim.

Agora que há isso da série Paraíso, podemos dizer assim:

NATURA pesada, massiva do bóson de Higgs, gravinercial.
ÁTOMOS
Trânsito regulado pela velocidade da luz no vácuo, 3.108 m/s: espaço, tempo, velocidade, trânsito amarrado (veja São Paulo).
Fosso intransponível.
DEUS hiperleve, livre, sem qualquer limite de velocidade.
VAZIOS
Por dentro de toda partícula estão as partículas fundamentais cê-bólas para as quais não há qualquer obstáculo, o universo é visto como uma grade tridimensional de linhas amarradas a nodos, com tremendos buracos ou vazios.

TRÂNSITO SEM SINAIS

NATURA
Tem inércia que empurra para fora, força pseudo-centrífuga (que foge do centro)
TEM INÉRCIA.
Tem gravidade que puxa para dentro, força pseudo-centrípeta (que puxa para o centro).
TEM GRAVIDADE.
 
DEUS
Trânsito livre em para toda distância do universo.

A Natureza (de Harris, de Dawkins, de Hitchens) é que é responsável por toda destruição, já que ela é a criadora – não Deus, como vimos, ele é o molde que fornece os modelos. Na realidade, ele tenta salvar, quer ajudar. Era exatamente o contrário do que eles diziam. A criação/evolução é proporcionada pela Natura, é ela que provoca as enchentes, as avalanches, as colisões de trens, as quedas de elevador, a dor no tendão, a coceira no couro cabeludo e tudo isso. Deus não é o causador do câncer, das micoses, da H1N1 ou de você não ganhar na loteria – tudo isso é aleatório, é do acaso, é da Natureza.

Deus não está em toda parte, PODE ESTAR; ele não é você, não é ninguém em especial, assim como uma célula não é a pessoa – eventualmente ele pode se manifestar em algo ou alguém (mas nem saberíamos, se ele não quisesse).

E, no que tange ao assunto, nada segura Deus, os campartículas ou partículas fundamentais são livres, é isso que quer dizer liberdade, não ter obstáculo.

Vitória, domingo, 05 de junho de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário