segunda-feira, 30 de maio de 2016


Pós-Contemporanização do E/A

 

Tudo que é tensão, que é caos, que é urgência, que é burburinho, que cicia e grita, gritos do aprendizado e sussurros do ensino.

Pós-contemporanização vem de pós-contemporâneo, que começou em 1991, queda da URSS. E/A é ensinaprendizado, ensino pelos professores e aprendizado pelos alunos. Dentro da pasta Ensinaprendizado há 94 artigos e fora dela um monte de outros.

COLOCANDO UM

Tensão de Ensinaprendizado
 
E-A NO DICIONÁRIO AURÉLIO SÉCULO XXI
ENSINO
[Dev. de ensinar. ] S. m. 1. Transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação (2) ou a um fim determinado; instrução. 2. Os métodos empregados para se ministrar o ensino (1). 3. V. magistério (2). 4. Esforço orientado para a formação ou a modificação da conduta humana; educação. 5. Polidez, urbanidade, educação; boas maneiras. 6. Adestramento, treinamento. 7. Castigo, ensinadela.
APRENDIZADO
[De aprendiz + -ado1. ] S. m. 1. Ato ou efeito de aprender, especialmente profissão manual ou técnica. 2. P. ext. O tempo que dura tal aprendizagem. 3. O exercício ou prática inicial da matéria aprendida; experiência, tirocínio.
Tomam como sendo a mesma atividade. Já mostrei que um, o ensino é a imposição do Estado, seguindo os interesses dos governempresas e das elites; e o outro, o aprendizado é a defesa do povo, até agora muito tíbia, morna, fraquinha, pois não há perguntas nem espaço para elas, só há respostas em excesso, oferecimentos que nem queremos e somos obrigados todos e cada um a aceitar a pulso.
O ensino também é a POLÍCIA DO SISTEMA, a esquadra da soberania e da autoproteção da burguesia e enfim de toda dominação de classe, quer dizer, da hegemonia de transferência de informação-controle.
DEIXE ESSE NOVO AMOR CHEGAR (diz a música cantada por Gal Costa)
TENSÃO DE ENSINO
TENSÃO DE APRENDIZADO
Urgência de responder as coisas já sabidas, a conformação ao passado
Imprescindível perguntar todas as necessidades do futuro
Passividade
Atividade
Dependência (os menores dependentes)
Autonomia (os maiores interessados)
Ouvir
Falar
Enfim, ensinar-aprender novos estímulos à absorção, à assimilação e modificação do info-controle. Até agoraqui foi cortada a palavra ao povo.
Vitória, quinta-feira, 22 de março de 2007.

Precisamos resgatar essa vivacidade que a Escola autoritária patrícia dos escravistas, nobre dos feudalistas, burguesa e capitalista tirou de nós e de nossas crianças, deixando-as mudas e, pior, surdas quando ficam adultas (levando na alma as chicotadas dos algozes).

AS TENSÕES (são muitas, retrate você, colocarei só algumas)

1)       Da alimentação;

2)      Da convivência familiar;

3)      Da escola;

4)     Da habitação;

5)     Da poupança;

6)     Da sustentação (não é a mesma coisa que emprego);

7)      Da vida urbana;

8)     Das compras e pagamentos;

9)     De direção de veículos;

10)  Do amor;

11)    Do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática);

12)   Do crescimento;

13)   Do emprego e da preparação para ele;

14)  Do sexo;

15)   Dos impostos/tributos;

16)  Dos transportes;

17)   E de tudo mesmo, são milhares de itens.

Antigamente as pessoas eram preparadas para servir seus senhores; agora, embora ainda estejamos empregados, isso diminuiu um tanto, mercê das muitas lutas armadas e desarmadas. E hoje há a sacrossanta Internet, essa maravilhosa wild-web.

Há centenas de coisas que precisamos saber, com que podemos vibrar, porisso o ensinaprendizado não cabe mais no ensino pautado no passado, ensino pregado pelos iluministas, de serviço aos burgueses-capitalistas, voltado para o serviço a eles e não a nós todos.

A presidência da República deve refazer totalmente o programáquina de transferência de conhecimentos.

Vitória, segunda-feira, 30 de maio de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário