quinta-feira, 19 de maio de 2016


O Nome de Deus Não é Deus

 

Qual o nome de Deus?

Como já coloquei nos DVDs, o nome de Jesus Cristo não era esse, pois significa Salvador Escolhido (Jesus como em Josué, Salvador, e Cristo ou Messias como Escolhido). Se você chamar o limpador de rua algum gari próximo pode olhar, curioso, mas o nome dele não é esse, assim como chamar engenheiro a Arthur não traz a este dentre dez formados e presentes.

Tiradentes não era o nome de Joaquim José da Silva Xavier, era a profissão, dentista (ele foi enforcado e esquartejado, naquele tempo não havia anestesia), nem o de Judas era Traidor.

Quando era mais jovem (agora sou jovem de 62 anos), ficava indignado com o número de vezes que usávamos o nome Deus, por conta de um dos mandamentos, o segundo, “não tomar o Santo Nome em vão”. “Deus” não é o nome do elemento subsistente, é a profissão, se assim podemos dizer: o nome de Deus, que os judeus acreditavam saber (mas num filme eles pedem desculpas por terem falado o nome errado, Javé – a pronúncia exata foi perdida há milênios atrás), só era falado pelo sumo sacerdote UMA VEZ POR ANO no Santo dos Santos, no Templo local frequentado só por ele a portas fechadas.

Então, as pessoas não estão blasfemando quando falam DEUS.

Entretanto, estariam - como sugeriu o agente soviético a Soljenitsyn quando este estava no Gulag, recebendo recusa – se dissessem deus, relativo-natural, em vez do absoluto Deus, o único.

O nome de Jesus era Emanuel, Deus Convosco (os judeus não podem ter descoberto sua suposta tumba como ossuário, seria de um Jesus qualquer - o nome era bem comum em Israel, em virtude da maciça reverência a Josué -, portanto, uma mentira perigosa).

Quanto a Deus mesmo, ele não tem nome que se dê, não faria sentido lógico-dialético (não há relação possível com outro) sendo único, sendo o É de sempre para sempre, único absoluto. Talvez quando ele desça (como disse Krishna, “neste momento Eu próprio desço”), o Deus oculto e incognoscível que não tem nome seu, talvez aceite os nomes que lhe dão quando desce.

Desse modo, não é errado dizer Deus: pode ser apelo a ajuda, mas não é chamamento identificado.

Vitória, quinta-feira, 19 de maio de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário